Tempo

O que é o tempo? Consegue me responder sem rodeios?

Existe todo um mistério por trás do tempo, dark (série) diz que tempo é Deus. Homo Deus (livro) diz que tempo é uma convenção mas que na verdade não existe. O poder do agora (diz que tempo não existe, só existe o agora). Vou falar meu ponto de vista.

Em dark, temos o tempo como Deus porque dependendo das escolhas que você faz ele vai te levantar ou te derrubar. Por exemplo, você opta por não fumar todos os dias. Deus (tempo), deixará você livre de doenças derivadas do cigarro.

Outro exemplo, resolvi fazer academia todos os dias, ok, o tempo irá deixar você mais saudável.

Mais um, vou guardar alguns trocados todos os dias, ok, o tempo vai fazer com que você tenha um montante razoável depois de um período.

Mas hoje estava pensando, o tempo para a natureza? Eu não vejo a borboleta parando e pensando, olha no meu passado eu era uma lagarta. E gostava de andar pelas folhas, tinha cores verdes, agora olha só pra mim, hoje sou uma borboleta com cores amarelas e vivo voando.

Será que existe este tipo de reflexão? A forma mudou, o tempo passou, mas a borboleta ainda é um ser só. Se fosse olhar sempre pelo ponto de vista do presente, a lagarta é, a borboleta também é. Mas elas são. Não foram. Elas aceitam o tempo, a forma, o presente.

Eu creio que não exista reflexões passadas na natureza. E porque você, como um ser pensante fala sobre seu passado. Eu era tão forte psicologicamente, e agora não é? Mas você é o mesmo. Sua forma talvez seja a mesma, porque então justificar a falta sua no agora, porque antes você “era”. Você ainda é, talvez só não acredite mais.

O leão matou um zebra hoje porque estava com fome. OK, vida que segue. Matou para comer, acabou. Não tem um julgamento nisso. Foi uma necessidade. Quanto tempo vai demorar essa saciedade, não sei, mas sei que quando necessário irá caçar novamente e ponto.

Com o ser humano, existem armadilhas. Fiz determinada coisa, mas não concordo mais. Corrija, pior que alguém que muda de ideia, é alguém que não muda nunca. Ficar presos a ocorridos, com sentimento ou com coisas que irão acontecer, confundem a si mesmo. Por que no agora, você não está naquela situação que já passou, mas seu cérebro não sabe disso, para ele tudo é o agora, como na natureza, então se você sente algo ruim porque ontem alguém falou algo pra você, você está revivendo isso hoje. E quanto mais tempo passa, mais profundo fica o buraco, se você não dá atenção a outra coisa. Água mole e pedra dura tanto bate até que fura.

A diferença do fracasso e do sucesso, é que alguém desistiu antes de alcançar. Só isso. O tempo só trás aquilo que você definiu para si. Se você age hoje, como alguém que já é bonito, então você se tornará bonito (deus-tempo) fará isso por você. Se você age como rico (valorizando o dinheiro), então você será rico, afinal é o que tem definido por você e para você.

Concluindo, atente no agora, esqueça o que foi, e o que vier independente de qualquer coisa aja no agora. Não espere, não se ausente, não perca a consciência.