66 dias

Como tinha falado no post anterior, se não viu está aqui.

O cérebro cria algoritmos para fazer determinadas coisas e isso é como se fosse uma clareira em uma mata, um atalho, um caminho já conhecido. Então para que se forme um hábito novo, é necessário criar outras formas de lidar com gatilhos, para que o cérebro entenda que tem outros caminhos, e que cabe a você a escolha, e não ao seu cérebro condicionado.

Essa quantidade de dias foi citada no livro “o poder do hábito”, como dias sucessivos que se deve executar determinada tarefa para que ela se torne um novo hábito, ou para substituir antigos hábitos.

Voltando ao exemplo da clareira, se você não cortar mais árvores nesse caminho mas continuar sempre andando por ele, por mais que a vegetação marginal cresça, ainda sim a estrada ainda continuará limpa porque você ainda trafega por ela.

Qual a saída? mudar o caminho, criar um novo hábito e partir por ele para alcançar o destino em 66 dias, isso dará a nossa mata um tempo para se reconstruir e tomar de vegetação o caminho já aberto. Após esse tempo seu cérebro já se acostumou com o caminho e preferirá este ao antigo, e com o tempo ele se esquecerá do anterior.

Não sei se já aconteceu com você de se mudar. Normalmente conhecemos onde nascemos e vivemos, sabemos os trajetos das linhas de transporte para chegar aos nossos destinos, sabemos o melhor horário, etc. Contudo, quando mudamos para uma outra casa todo aquele repertório criado é diminuído a lembranças e com o tempo, uma lembrança saudosa, mas que não interfere na suas realidade e não é interferida, porque você não mais a utiliza. Logo caindo no esquecimento.

Se algum dia você for para onde vivia antes, terá de gastar energia, um microesforço que seja para resgatar aquele processo, aquele caminho que já está em outro compartimento.

Se não entendeu alguma coisa, comente, vou ainda falar sobre gatilhos, o processo do hábito (mais a fundo), recompensa tardia e recompensa imediata. Se ainda sim achou o post raso, por favor diga, que talvez possa deixar bem mais denso. Uso analogias para se compreender melhor.

Por hoje é isso, pensa bem, o que você deseja mudar, qual hábito que é um vício e não trás benefícios? Você está a 66 dias e uma força de vontade para mudar para melhor.